Blog Detail

  • Home
  • Dicas para que seu carro fique sempre muito bem cuidado!

Dicas para que seu carro fique sempre muito bem cuidado!

Um motor é como o coração de um carro, além da necessidade de pagar e verificar a consulta ipva 2020 detran GO. Ele precisa funcionar suavemente para manter seu carro em movimento. Não é possível enfatizar mais o quanto é importante manter o motor em condições e funcionando eficientemente.

Aqui estão algumas dicas de manutenção do motor, das quais você pode conferir diretamente no site IPVA.INF.BR que ajudarão este item a funcionar para sempre:

#1. Troque o óleo do motor em intervalos regulares

#1. Troque o óleo do motor em intervalos regulares

Isto é o mínimo que você pode fazer. O óleo do motor mantém todas as peças móveis bem lubrificadas, de modo que o desgaste seja mínimo.

Além disso, impede a chegada de toda a poeira, sujeira e sedimentos, mantendo-os fora de lugares onde não deveriam estar. Verifique os níveis de óleo a cada mês e aumente se o nível estiver baixo.

Veja aqui algumas dicas de como conseguir economizar dinheiro!

O nível de óleo e os intervalos de troca estão sujeitos às recomendações do fabricante. O filtro de óleo é igualmente importante, pois filtra todo o lixo do óleo e melhora a regulagem de volta para o motor. Isto garantirá que o motor funcione suavemente e esfrie.

 #2. Continue verificando o sistema de refrigeração

Mesmo que tenhamos percorrido um longo caminho em termos de eficiência de um motor de carro, muita energia é perdida durante a combustão sob a forma de calor. Metais e ligas, das quais o motor de seu carro é feito, não são muito bons amigos das altas temperaturas.

Assegure-se sempre de que haja um amplo líquido de refrigeração no tanque, pois ele é muito importante para a dissipação de calor. Uma proporção de líquido de arrefecimento de água destilada é ideal. Além disso, é bom olhar para o medidor de temperatura do motor em um dia de sol quente e desligar o carro caso ele esteja perto de superaquecer.

#3. Deixe-o respirar

Falta de ar? Está se sentindo cansado? O motor de seu carro precisa de oxigênio tanto quanto você. Um fluxo de ar apertado pode fazer com que o combustível não queime completamente, por sua vez aumentando as emissões e reduzindo a quilometragem.

Verifique o filtro de ar e faça a limpeza/troca sempre que sentir que há muita sujeira e detritos presos a ele. Seu motor precisa respirar corretamente para funcionar bem e continuar funcionando.

#4. Procure por vazamentos

Quando você sair de carro, pare e olhe para o local de estacionamento para quaisquer fluidos no chão. Se o combustível estiver vazando, você deve visitar o mecânico mais próximo e fazer a verificação.

Você também pode verificar debaixo do capô para ver ou sentir o cheiro de algo vazando. Óleo de motor e anticongelante são fluidos que você deve procurar ao verificar se há vazamentos.

#5. Não continue com o combustível de reserva.

A gasolina contém sedimentos que se instalam no fundo de seu tanque. Anos de funcionamento e haverá definitivamente uma camada de porcaria que não deve chegar ao motor.

Dirigir com pouco combustível puxará toda essa porcaria para dentro da bomba de combustível, o que pode causar muito desgaste. Em vez de apenas rezar para que não chegue ao motor, encha seu tanque e economize o custo de reparo/substituição do filtro e da bomba de combustível.

#6. Verifique suas correias

As correias de borracha são elos essenciais para manter tudo em sintonia quando um motor funciona. Se você ouvir um guincho vindo de debaixo do capô, é hora de substituí-los.

Você deve verificar se suas correias apresentam rachaduras e sinais de desgaste, mesmo que durem muito tempo. Mas se elas se quebrarem enquanto o motor estiver funcionando, pode causar sérios danos aos componentes do motor.